Tuesday, November 8, 2011

Dia 8

Um adulto saudável precisa entre 1500 a 2400 miligramas de sódio por dia, mas muitas pessoas acabam tomando mais de 3000. Uma colher de chá de sal de cozinha contém 2300mg de sódio. Além disso, há sódio na maioria dos alimentos do dia-a-dia também. O sódio é associado a hipertensão e outros problemas de saúde, e muitas pessoas estão tentando controlar sua ingestão de sódio.

meu almoço, carne de turkey receita no blog
aqui...


Minha janta...
eu usei Liquid aminos um substituto para o molho shoyo...melhor até mesmo que o shoyo light.
foto lá embaixo.
eu uso esse aqui.
a celulite diminui muito...

sal substituto.
0% de sodio.
530 mg de potassio...

  1. Evite comida processada. Vegetais frescos, carne e peixe de água doce não contém sal, ou têm baixas doses de sódio, enquanto comida processada, como sopas e refeições congeladas têm bastante sódio. Se não tiver acesso a vegetais frescos, então enlatados livres de sódio ou com pouco metal são a segunda melhor escolha. Desenvolva o hábito de ler os rótulos para ver as taxas de sódio. Lembre-se também que você pode adicionar sal depois se quiser.
  2. Remova o sódio da superfície da comida. Para alguns produtos, o sal pode ser removido, como ao drenar a água de conservas e imergindo os vegetais em água fresca, ou removendo o sal de cima dos biscoitos. Prefira alimentos com sal em cima do que os que têm sal misturado. Por exemplo, não compre biscoitos salgados sem sal em cima. Isto significa que o sal está dentro do biscoito ao invés de em cima.
  3. Veja a quantidade de sódio nos temperos. Muitos temperos são quase sal puro com um toque de condimento, evite estes produtos. Para produtos que incluem um sachê de tempero, o sachê pode ser usado em parte ou descartado fechado. Por exemplo, os macarrões instantâneos (Miojo) são até saudáveis, se você deixar de lado o sachê de tempero. Estes temperos ainda são melhores que sal puro, mesmo que por pouco.
    apesar de que, miojo nao entra nessa dieta, ok? foi só um exemplo...
  4. Dilua o sódio dos alimentos. Se comprar produtos com muito sódio, como sopas, um método de reduzir a taxa de sódio é diluição. Por exemplo, se preparar a sopa como está indicado no rótulo, vai ter um alto teor de sódio. Você pode começar com a sopa enlatada e adicionar vegetais como batatas, cebola e cenoura. O resultado é mais sopa com menos sódio e mais vitaminas por porção. Outro exemplo, você pode servir presunto em cubos com purê de batatas sem sal, para reduzir a quantidade de sódio que cada pessoa ingere.
  5. Jogue fora o saleiro. Não use sal quando for cozinhar ou comer, pessoas que fazem isto reduzem a quantidade de sódio ingerida em 30%. Você pode substituir o saleiro por um pimenteiro, pó de alho (não sal com alho) e outros temperos. Pimenta fresca é boa em remover o gosto fraco que nos acostumamos a interpretar como "precisa de mais sal". O sal ainda está disponível, mas coloque-o longe (como dentro de um armário alto), para que seja menos usado.

    o NU-salt da foto acima é uma ótima opção, talvez vc encontre no mundo verde aí no Brasil.
    bjsss e até Dani.

4 comments:

Bruna said...

Eu estou amando o seu Diário!!!
depois que eu comecei a ler ele eu aprendi mta coisa, e tenho agora mais disposição nos treinos!!
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!

Lu Cardoso said...

To adorando essa história de podcast. Muuuuuito bom!
Bjs

Anonymous said...

gostei muito das dicas, brigada!

Carol Cianci Serratto said...

adorei!!